O curso de Medicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra) será o segundo de Santa Maria e o sétimo particular do Rio Grande do Sul, passando a fazer parte de um universo de outras 13 faculdades de formação de médicos no Estado. Com aulas prevista para começar em 2015, já possui o plano de ensino estruturado e os professores responsáveis pelos primeiros dois anos da graduação.
Além disso, a Unifra já firmou parceria com hospitais de Santa Maria e região, para a disponibilização de 427 leitos, uma vez que o Ministério da Educação prevê cinco leitos por aluno para a efetivação do curso. Apesar de todo esse esforço, ainda faltam a aprovação pelo Conselho Nacional de Medicina e a homologação oficial pelo MEC. Mesmo assim, a intenção é que a graduação ofereça 80 vagas no vestibular de verão, em dezembro.
Por estar tão próximo da efetivação, a Unifra conta com uma profissional experiente no assunto. Leris Salete Bonfanti Haeffner, coordenadora da graduação, lecionou por cerca de 30 anos no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por uma década, foi coordenadora da graduação da federal.
- Um curso como esse exige muito mais do que salas de aula. São fundamentais, desde o seu início, laboratórios específicos e leitos para que os alunos tenham a experiência prática - explica Leris.
Conforme ela, o curso tem dois diferenciais na formação do profissional. O primeiro se dá pela união da teoria e da prática desde os primeiros semestres, assim como ocorre na UFSM. Na Unifra, os alunos farão atendimentos, acompanhados de profissionais, em unidades básicas de saúde, com o objetivo de aprender a conversa médica técnica.
Para isso, Humanização e Prática Médica e Interação Ensino, Serviço e Comunidade estão entre as primeiras disciplinas do currículo. O segundo está na concepção dos núcleos temáticos e de disciplinas optativas obrigatórias. O objetivo é que o aluno tenha contato com estudantes e disciplinas de outras áreas da saúde.
A medicina em Santa Maria
Centro Universitário Franciscano (Unifra)
- Fundação _ Previsão para 2015
- Diferencial _ Unir teoria e prática desde o primeiro semestre, com os alunos convivendo a hospitais da região, interagindo com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)
- Convênio _ Com oito hospitais da região central, onde os alunos terão aula
- Professores _ Inicialmente serão 40 profissionais no corpo docente
- Alunos _ 80 (40 vagas para o primeiro semestre e 40 para o segundo), com abertura de vagas no vestibular de verão, em dezembro
- Custo _ Ainda não definido*
- Duração _ 12 semestres
*Nas demais Faculdades particulares do Estado, o custo do primeiro semestre varia entre R$ 23 mil e R$ 30 mil.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Fundação _ 1954
- Diferencial _ Inserção precoce dos alunos na interação com os pacientes, trazendo desde o início a experiência na atenção básica
- Convênio _ Com o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e mais de 15 postos de saúde em Santa Maria e região
- Professores _ 110
- Alunos _ 700 (são oferecidas 120 vagas no vestibular)
- Duração _ 10 semestres